Vivências & Depoimentos
Nada melhor que um passeio em família ou com os amigos, não é mesmo?
Melhor ainda é passar momentos no Recanto Elamar que se preocupa em lhe proporcionar uma experiência inesquecível! Nós administramos a Pousada como um sítio onde recebemos nossos amigos, por isso, interagimos com nossos hóspedes, desde o café da manhã. Nosso desejo é deixar na memória afetiva de cada visitante a lembrança de momentos de lazer e de bem-estar.
Conheça os depoimentos dos hóspedes do Recanto sobre suas vivências e experiências.
Falar sobre este lugar é algo muito prazeroso pra mim.
Comecei a frequentar a casa do casal (Écio e Dercilia) a convite da filha Elaine, quando ainda namorava o então “melhor amigo” dela. Sempre muito acolhedores, “os Guerra” não mediam esforços por nos receber com simpatia, cordialidade e simplicidade!
Para entender melhor o que este lugar significa, faz-se necessário voltar um pouco no tempo e ir para o carnaval de 1985, minha primeira estada aqui.
Eu era recém-chegada ao grupo, uma adolescente junto do recém namorado, mas assim como eu, vieram pelo menos mais uns 20....todos amigos ou familiares dos proprietários.
Naqueles 4 dias de carnaval já foi possível perceber que nascia ali uma relação forte e duradoura com aquele lugar e com aquela família encantadora!
Hoje, passados 34 anos daquele 1º carnaval, posso dizer que a principal característica deste lugar, além de fazer brilhar nossos olhos com a beleza da natureza que encanta, é o de trazer significado....o de dar sentido....o de possibilitar encontros, conversas, união, satisfação por estar e por pertencer....
O verbo mais adequado para definir o que se seguiu ao longo destes 34 anos é o verbo AGREGAR.
Cheguei adolescente e fomos agregando: mais amigos, mais histórias, mais sonhos, mais alegrias... pelo simples fato de estar ali, juntos!!!
Ao longo destes anos, foram vários feriados de carnaval, com direito a organizar bloquinho para pular no centro da cidade de Socorro, foram várias fogueiras com muitas contações de histórias ao som das labaredas, foram muitos sacos de amendoim a serem debulhados para preparar o delicioso pé de moleque da dona Dercilia, foram muitas escaladas no morro para subir e contemplar a paisagem, foram muitas idas na pequena sorveteria da cidade a noite, só para refrescar....
Mas tudo isso, que fique bem claro, fazíamos em média numas 30/40 pessoas.... tipo tudo junto e misturado....regados de risadas....bagunças....atrasos....esquecimentos de alguém numa das partes da casa....porém tudo muito leve....muito prazeroso....
Em todas essas atividades feitas no coletivo, haviam reflexões, papos “cabeça”, tudo nos permitia agregar conhecimentos de uns pelos outros, tudo nos remetia ao desejo de que aqueles momentos não terminassem, e quando terminavam, sempre ficava o gosto do quero mais! E a pergunta era inevitável: quando será o próximo?
Falar do Recanto Elamar traz a lembrança de uma trajetória de vida onde a torcida tem mais significado do que a conquista....
Éramos adolescentes, e uns torciam pelos outros para entrar numa boa faculdade....
Aí após a faculdade, torcíamos para o encontro de um bom emprego, e vibrávamos com a conquista de cada um....
Numa outra etapa torcíamos para o preparativo dos casamentos, a um ponto que no mesmo ano em que casei, mais 2 casais do grupo também se casaram. Importante: casei com o cara que me trouxe para este lugar, ou seja, o “melhor amigo”.
Felizmente os casais foram organizando as agendas dos casamentos em datas diferentes para que todos pudessem estar juntos nas cerimônias, inclusive no altar como padrinhos uns dos outros....
Depois veio a torcida para a chegada dos filhos, daí os encontros no Recanto começaram a ter outras configurações, os carnavais já eram regados de matinês e no lugar das bebidas, vinham os leites das mamadeiras....
Incrivelmente, nossos filhos adoram viajar juntos, adoram se encontrar, e a tradição dos encontros com farras continuam ainda nos dias de hoje!
O que resta falar?
Resta a gratidão ao Criador por ter-nos dado a oportunidade deste encontro nesta vida! Para desfrutar o que há de melhor: amizade sincera, cumplicidade, amor e paz no coração!
É assim que me sinto todas as vezes que venho neste lugar, é assim que encontro as pessoas por aqui: em paz e cheias de amor!
Desejo e espero que todos aqueles que aqui vierem encontrem todas estas coisas...
E voltem .... todas as vezes que desejarem!!!!
Márcia Soares
Na década de 90 tive o privilégio de, pela primeira vez, conhecer o sítio Elamar, (atualmente Recanto) e o casal Écio e Dercília, que avistei-os dançando coladinhos ao som de Roberto Carlos na varanda da casa principal. Cena inesquecível!!!
Esta é a energia dessa família e desse lugar maravilhoso, aonde você se sente acolhido e encantado pela natureza e beleza de cada detalhe caprichado, desde um banco construído próximo ao lago para pescar até um jardim cuidado com tanto amor.
Esta família me conquistou e me casei com o filho lindo desse casal, Marcos, e estamos juntos há mais de 20 anos! Nosso filho Matheus e nosso sobrinho Pedro, hoje já adolescentes, sempre adoraram o sítio, gostavam de brincar na piscina, jogar bola no campo, pescar nos lagos, pegar frutas nos pés das jabuticabeiras, mangueiras, amoreira, goiabeira...
Enfim, um lugar de encontros, descanso, diversão, conversas que nos fortalecem, cozinhar junto, comemorar a vida e celebrar o amor!
Por tudo isso, convido a todos vocês conhecerem e passarem deliciosos momentos nesse lugar mágico!
Marilice dos Santos
Convidada pelos amigos Marcos e Marilice, todas as vezes em que estive no Elamar me senti como parte da família. Após um dia inteiro de diversão, resolvíamos juntar as “master-chefs”, batendo papo e fazendo coxinhas e esfihas dignas de quebrar qualquer regime. Tudo funciona como uma verdadeira equipe e fazer parte dela é sempre uma adorável experiência! Fico muito feliz que agora outras pessoas poderão pertencer a este lugar maravilhoso!
Ariane Couto
Poema por Gilmar Fernandes Martins sobre o Recanto Elamar
As pitangas daqui são pitangas de verdade ou Recanto Elamar - um sonho real.
Amanheço, ao som de mil pássaros,
Em revoadas ou sobre a relva pousados...
Um café bem quentinho que perfuma a manhã,
Pães de queijo e pãezinhos e sucos e doces e maçãs...
Tu, não fostes em um lugar mais lindo: eu garanto!
Mais família, mais alegre, mais tranquilo... sem igual.
Uma obra de Deus feita pelo homem.
Digam-me, por favor, esse lugar tem um nome?
Tem nome sim.
Um neologismo, de Elaine e Marcos, nascido:
Recanto Elamar.
Um lugar muito lindo, com muito amor concebido.
Que lugar é esse? Que Paz é essa?
Uma chácara? Um Sítio? Um Recanto?
Lindas paisagens, um céu muito azul...
Um gramado bem verdinho, três lagos muito lindos...
Sossego. Calmaria. Belas imagens.
Bons sonhos, bons sonos, ótimas recordações.
Um lugar repleto de histórias, cheio de delícias...
Doce e belo recanto... fruto do Amor de Écio e Dercília.
Na estradinha que leva ao lugar... deixe tudo o que te aflige...
Serás renovado, ao passar a porteira para um novo mundo.
Fecha teus olhos, prepara-te para o que está defronte ao morro.
O calmo Recanto Elamar... o mais lindo lugar de Socorro.
Se precisares de tranquilidade, de Paz, de maravilhas...
Aqui é um pedaço do paraíso, onde ainda se vive...
Tem uma horta verdinha, Saúde que nunca acaba...
Muito pêssego, muitas frutas, as mais doces ja-bu-ti-ca-bas...
Aqui a tristeza não se cria, não encontra guarida...
Os sabiás cantam anunciando os amanhãs...
A partida revela a mais profunda saudade...
Dos campos e campinas, e das pitangas - que são de verdade!
O Recanto Elamar, com a casa da gente, pode ser confundido.
Tudo inspira, tudo é poesia, tudo é inesquecível...
Venha depressa, venha correndo – chegue logo – meu amigo!
Venha nutrir-se de Amor, de Paz, de Vida e de Felicidade!
Em Socorro – SP, no fim de outubro de 2021.